terça-feira, 3 de março de 2020

Pois se desce ao inferno pela tristeza.....


“Whenever two people meet, there are really six people present. There is each man as he sees himself, each man as the other person sees him, and each man as he really is.” 
(William James)


Recordo do que me disse Eugène [Ionesco], faz mais de dois meses: “Você é alegre e escreve livros pessimistas; eu sou triste e escrevo livros alegres.”

Se aqueles que nos conhecem há mais de quarenta anos se enganam a tal ponto a nosso respeito, que dirá os outros.

É verdade, entretanto, que o meu eu verdadeiro não se manifesta no dia-a-dia com ninguém, nem mesmo com meus amigos. Meu lado brincalhão sempre leva a melhor e engana a todos. Quando penso que não existe inferno ao qual eu não tenha descido! Pois se desce ao inferno pela tristeza, por isso de que eu fui melhor provido que qualquer outro.

CIORAN, E.M., Cahiers : 1957-1972. Paris : Gallimard, 1997, p. 976.

Nenhum comentário:

Postar um comentário