sábado, 23 de fevereiro de 2013

Rolamentos...


Nessa quinta-feira, já que havia furado meu pneu traseiro e tinha comprado um pneu Michelin Ankee 2 para trocar o dianteiro, resolvi, por precaução, também fazer a troca dos rolamentos da F800GS já que havia lido vários depoimentos de que os originais não são lá essas coisas.

Depois de rodar meio mundo no RJ atrás de uma câmara 150/70 17 e não sendo possível encontrá-la, comprei uma 140/70 17 mesmo e mais para frente, quando fizer a troca do pneu traseiro, faço a troca da câmara 150/70 17 também.

Mas vamos ao assunto do post. Acompanhei a retirada dos aros e a troca dos rolamentos para ver "in loco" como estavam o estado deles. Só para constar, a especificação do rolamento é: 6204 C3 e são ao todo 5 (3 na traseiro e 2 na dianteira). Visualmente não notei nada de anormal neles, mas ao limpá-los e prendê-lo no dedo para girar, me deparei com 3 rolamentos que simplesmente não giravam livremente, só girava rodando eles com as mãos, 1 que ao girar fazia um barulho de como se tivesse areia dentro e um único mais ou menos, pois pelo menos girava ao ser impulsionados.

Estou escrevendo esse posto por dois motivos: primeiro para me servir de lembrete da data da troca dos rolamentos e do pneu dianteiro, e segundo para dizer para meus amigos que possuem uma F800GS que, ou façam imediatamente uma manutenção preventiva nos rolamentos originais, ou troque-os por outros melhores. Eu escolhi os da FAG. É uma vergonha uma marca como a BMW se utilizar de uma peça tão importante e ao mesmo tempo tão barata, de marca tão ordinária. Fica aqui minha sugestão.

Um comentário:

  1. Barata e de excelente qualidade são FAS que voce citou e NSK nacional. Os que se esfarelam vendidos nas concessionárias dessa BMW além de não prestarem são vendidos muito mais caros, como é peculiar dessa marca! Eu tenho BMW e não sou amiguinho de marca nem de banco nem de concessionárias; meto o pau quando acho defeito. Aquí tem outro relato: http://www.benderbeer.com.br/BMWF800GS_portugues.html

    ResponderExcluir