quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Os extremistas brigam uns com os outros, mas pensam da mesma maneira...



Acabei de ver na íntegra a entrevista da Marília Gabriela com o Pr. Malafaia. Estou estarrecido com a falta de preparo dela e a "inteligência" dele. Nenhum homem desse tipo pode ser derrubado quando tem atrás de si o conhecimento completo do que diz o livro pelo qual ele diz se guiar. É realmente difícil derrubá-lo quando ponto a ponto ele tem um versículo da Bíblia para tentar justificar aquilo que pensa. A não ser que a pessoa que o entreviste também tenha igual conhecimento do livro para poder debater de igual para igual, pois tudo é à base de interpretações. Assim é com um Evangélico, com um Católico, com um Mulçumano ou com um seguidor de outra religião qualquer. Senti, quando vi a entrevista, o mesmo quando via, ou vejo, corruptos e corruptores sendo chamados para depor em CPIs da vida. Tenho vontade de aplaudi-los, pois quando são bem preparados, ladrões de capacidade, revertem à mesa a seu favor, passando normalmente de acusado para acusador. Aplaudi-los não como meus heróis, mas simplesmente para não vaiar os honestos que parecem ter somente honestidade, e não inteligência, para captura o meliante em seu próprio terreno. Marília Gabriela tentou a todo custo impor suas opiniões e ele, como inteligente que é, a toda hora contrapunha as opiniões dela contra a dele. E tudo não passou de: Eu acho verde. Não, mas eu acho amarelo. Só isso. Opiniões sobre assuntos bastante delicados.


Marília Gabriela se pautou em três pontos: Sobre a fortuna do entrevistado anunciada pela revista Forbes; sobre como é visto a homossexualidade na igreja da qual ele é dono; e sobre a questão do aborto. Enquanto escrevo esse texto, para que eu não ache um inteligente demais e a outra despreparada demais, me veio à mente se tudo não foi uma grande jogada, pois Marília Gabriela deve ter ganhado um bom Ibope, enquanto Malafaia ganhou mais projeção. Na realidade, não sei ainda quem pagou pelo que. Se Marília para tê-lo como entrevistado, ou Malafaia para o ser.

Quanto à fortuna que a revista Forbes avaliou dele, ela não teria como tirar nada dele além do que tirou: Desmentidos. Ele arrumou um canal fora do canal da igreja dele, canal esse que deve ser acompanhado por seus seguidores e, portanto, de fácil manipulação, para desmentir cada ponto apresentado por ela. Acabou desmentindo os dados da revista para quem de outra forma não o veria desmentir. E no meio do desmentido ainda se deu ao luxo de dizer que processará a revista nos USA. Será que veremos a revista Forbes pedir desculpas após um suposto indiciamento por ele de suas declarações? Claro que não. Ele não é maluco de levar isso adiante. Ficou o dito pelo não dito. O coitado só tem o que declarou: quatro milhões e meio de reais em sua declaração de renda. 

Quanto a questão sobre homossexualidade, ficamos também na esfera das opiniões. Um contra e outro a favor. Nesse caso, temos o agravante, como na questão do aborto, de que ele tem em suas mãos milhares de seguidores que podem ser direcionados, graças à palavra de Deus, a descambar para uma homofobia mais acirrada. 

Quanto a questão do aborto, novamente nos vemos contra a parede na entrevista, pois ele é categoricamente contra, aliás, como todas as religiões que conheço, e ela a favor. 

Penso que teria sido melhor se ela somente tivesse exposto as ideias dele sem querer debater os fatos, ou poderia ter se preparado mais deixando-o colocar a corda em seu próprio pescoço através de perguntas mais bem elaboradas. Por isso que acho que tudo foi uma grande armação. Quase um direito a resposta dele fora de seu canal. Se as perguntas tivessem sido bem elaboradas, ele talvez até pedisse Habeas Corpus antecipadamente... hahahaha!!!

Não vou me ater aqui sobre o que acho das questões levantadas porque não foi minha intenção quando comecei a escrever esse texto. Mas preciso dizer que sou contra qualquer tipo de messianismo. Cada um deve ter o livre arbítrio para fazer o que desejar de sua vida, contanto que com ele não fira ninguém. Tudo para mim nesse mundo é uma questão de escolha e consequência. Portanto, até defendo as posições dele, mesmo não sendo as minhas, só para garantir o direito dele de pensar o que quiser e fazer da vida dele o que desejar. Mas essa ideia messiânica dele e de outras correntes me assusta pelo fato de quererem impor o que acham certo a outras pessoas. Se a pessoa acha que não deve ser homossexual ou praticar um aborto por ser praticante dessa ou de outra corrente de pensamento religioso, pois então não o faça. Viva conforme seus ditames. Mas querer impor a outros não seguidores o que eles devem fazer, isso eu já não concordo, ou melhor, exijo que se respeite o direito do outro. E nesse ponto sou intransigente. Por isso que temo a escalada evangélica no congresso de um país laico. Eles não estão lá para defender a "palavra de Deus" e sim estão sendo colocados lá para defenderem seus padrinhos. Malafaia e Edir Macedo, só para falar do que agora está na mídia e do mais poderoso deles, nunca irão se candidatar a nada, pois isso certamente não está a altura deles, mas com o poder econômico que tem, elegem testas-de-ferro que resguardarão seus interesses quando assim o desejarem. Você sabia que Garotinho e Rosinha tentaram colocar o ensino religioso em escolas municipais com o viés criacionista? Não sou inteiramente contra, mas então, que se ensinem os dois lados da história, evolucionista e criacionista. Dessa forma, estariam dando novamente o que prego: a opção da escolha.

Finalizando, quem deve brigar de igual para igual com o Sr. Malafaia são os próprios conhecedores do terreno que ele diz conhecer e interpretar tão bem. Abaixo coloquei alguns vídeos do também pastor Caio Fábio que alguns devem se lembrar, pois foi um dos líderes da nação Evangélica no Brasil pelos idos dos anos 80/90 e depois, com a descoberta de que vivia em adultério, foi expurgado do meio deles. Novamente repito, não estou aqui defendendo a memória de Caio Fábio, e sim dizendo que quem conhece a fundo Malafaia e outros líderes da igreja presbiteriana, deve ser quem conviveu profundamente em seu seio. 




Sinceramente, que se explodam!!! Mas deixem em paz quem não coaduna com as ideias deles. Só isso.

3 comentários:

  1. Concordo com tuuuuuuuuuuuuuuudo que vc disse...e disse bem. Parabéns! Bjs

    ResponderExcluir
  2. A liberdade de escolha passa pela liberdade de pensamento e para isso é necessário que se mostre todos os caminhos do pensamento para que cada um decida, conforme seus critérios, aquele mais adequado.

    As escolhas são diárias e cada um deve ter a certeza de ter feito o melhor possível para encostar a cabeça no travesseiro e dormir.

    Espero terminar a vida conforme iniciei: sem remorsos ou arrependimentos.

    Eu bebo meu Jack e você toma o energético.

    ResponderExcluir