quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Proteção e segurança em Patins/Skate

Caraca, amigo!!! Não vou dizer que fui, porque não vou parar até aprender isso, mas ontem, andando de Patins Inline com meu filhote no play, dei uma entorse nos dois joelhos que me fizeram ver estrelas. Caraca, dói muito. Meus joelhos torceram ao mesmo tempo para dentro da perna e babau... chão com muitas dores... No meu pensamento só passava: Vai quebrar!!! Vai quebrar!! hahahaha!!! Fui acostumado a skate e nunca tive nada parecido. Aliás, fui até um tanto radical em skate, mas nunca sofri nada. Esse troço de ter os dois pés amarrado em rodinhas, é phoda!!! Quando você pensa que vai se apoiar num, o outro está patinando. E quando você pensa em trocar de pé, aí é a vez dos dois patinarem. Terrível.


Resultado da brincadeira: Agora estou de cama para conseguir reabilitar meus joelhinhos. Anti-inflamatório de 12 em 12 e 30 minutos de gelo a cada 4 horas. Mas, graças ao Deus de minha compreensão, não foi nada de maior gravidade. Isto quer dizer que meu corpinho não está respondendo tão mal assim.

Antes de me aventurar em colocá-los nos pés, já vinha andando com o skate longboard que tenho e isso me deu uma certa firmeza de que no patins não seria tão diferente, pelo menos no equilíbrio. Vi vários vídeos ensinando a aprender o Inline e me senti confiante. Mas a droga é que não vi ninguém dando dicas sobre a melhor fixação das articulações. Sempre a mesma conversa de joelheira, cotoveleira, luva e capacete, mas tudo como proteção para tombos e não como proteção de entorse. Falam muito sobre entorse no tornozelo, mas isso, com a compra de um patins com boas botas e que fique bem firme nos pés, pelo que pressenti, é um pouco mais improvável, pois os pés ficam totalmente protegidos, mesmo não deixando de pensar nele. Agora, para continuar minhas aulas, precisarei comprar joelheiras e cotoveleiras mais firmes para poder, além de aguentar porrada, aguentar as possíveis entorses também. 

Estou pensando numa dessa.


Outra coisa. As pessoas se acostumaram a ver motociclistas com suas devidas roupas de proteção e capacete obrigatório. Quando comecei a andar de moto, o capacete não era obrigatório e passei um bom tempo até me acostumar a pilotar motos com ele. Era, é, quente, esquisito, mas hoje em dia, se esqueço ele em casa, volto para buscá-lo, não por causa da lei, e sim porque realmente me sinto desprotegido não utilizando-o. Tem dias de calor que é um saco usar o casaco, mas também é imprescindível utilizá-lo. Quem já caiu sabe disso. Ainda só não me acostumei a colocar luva, mesmo sabendo que a primeira coisa que vai ao chão numa queda são as mãos. Dizem que quem rala o rosto numa queda de moto, é porque já ralou as mãos, o cotovelo e por último vai o rosto. Portanto, luva, casaco grosso e capacete são obrigatórios para um motociclista. Quando vejo um motociclista com bermudinha e chinelinho me dá até arrepio em pensar ele caindo. E no entanto, não vemos a mesma boa vontade de ciclistas e skatistas. Acham que é pagar mico. Portanto, pagando mico ou não, se quero realmente aprender a usar essas rodinhas, terei que me proteger mais nas próximas vezes. 

Esse post é para quem estiver começando agora, ou mesmo para quem tem prática. É imprescindível para quem quer praticar bem, e por bastante tempo, esses tipos de esporte, que se conscientize que segurança é fundamental.

Mas não vou desistir de meu sonho. Passear a beira-mar, plainando num inline e ouvindo um bom som.

Nenhum comentário:

Postar um comentário