quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Il Cimiterio di Praga

 
Umberto Eco é Foda!!!!

Como a muito não lia algo dele, pois o último foi o livro "Baudolino" e que não me chamou muito a atenção, foi com prazer que redescobri nele o autor de romances que gosto tanto. Estou acabando de ler o livro "O Cemitério de Praga" e estou gostando imensamente. Cheguei a ler um texto de um professor chamado Sr. Selvino Antonio Malfatti em que, mesmo não falando mal, sugeri que ele deveria ter se aprofundado mais nas questões do antagonismo entre Liberalismo e Conservadorismo no final do século XIX, mas não acho que o livro tenha sido feito para isso, pois não é um ensaio e sim um romance. Só sei que o livro nos leva ao final do século XIX e, com muita maestria, discorre sobre conspirações, atentados e assassinatos.

Entre aspas: Hoje em dia ler um livro com a ajuda da internet é maravilhoso. Com ela podemos ver pelo google maps os locais em que a trama se desenrola, pesquisar sobre citações do livro e nos aprofundar nas informações contidas nele. Ter em mãos, já que me acostumei a ler diretamente na tela do Laptop, Tablet ou celular, dicionários de nossa língua e de tradutores, facilitando sobre maneira a compreensão do texto e verificação das traduções, pois não se engane, traduções bem feitas são raras.

Tente ler esse excerto do original em Italiano abaixo e verá que não há muita dificuldade de compreensão entre nossa língua e o italiano.
– Immaginarsi come elemento necessario nell’ordine dell’universo equivale, per noi gente di buone letture, aquello che è la superstizione per gli illetterati. Non si cambia il mondo con le idee. Le persone con poche idee sono meno soggette all’errore, seguono ciò che fanno tutti e non disturbano nessuno, e riescono, si arricchiscono, raggiungono buone posizioni, deputati, decorati, uomini di lettere rinomati, accademici, giornalisti. Si può essere sciocchi quando si fanno così bene i propri affari? Lo sciocco sono io, che hovoluto battermi coi mulini a vento.

- Imaginar-se como elemento necessário na ordem do universo equivale, para nós, gente de boas leituras, àquilo que é a superstição para os iletrados. Não se muda o mundo com ideias. As pessoas com poucas ideias estão menos sujeitas ao erro, seguem aquilo que todos fazem, não incomodam ninguém, têm sucesso, enriquecem e alcançam boas posições, como deputados, condecorados, homens de letras renomados, acadêmicos, jornalistas. Pode-se ser idiota quando se cuida tão bem dos próprios assuntos? O idiota sou eu, que quis lutar contra moinhos de vento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário