quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Falando em Nikos Kazantzakis...

Eis a frase dita por ele um pouco antes de ser excomungado pela Igreja Ortodoxa Grega por causa do seu livro "A Última Tentação". Aliás, outro lindo livro para se ler ou ver a adaptação para o cinema em "A Última Tentação de Cristo". Obviamente, o que ficou marcado nas mentes foi a cena de amor entre Jesus e Maria Madalena. Mas isso é para quem não quer pensar e analisar com mais profundidade as questões do livro/filme.
Vocês me amaldiçoaram, pais sagrados, eu dou a vocês uma benção: possam as suas consciências ser tão claras quanto a minha e possam vocês serem tão morais e religiosos quanto eu.
Outro ótimo livro dele é o "Ascese - os salvadores de Deus". Eis um trecho dele:
E as duas correntes se originam no imo da substância primeva. De começo, a vida surpreende; parece uma reação ilegítima, desnaturada e efêmera às trevas das fontes eternas; mas, quando nos aprofundamos, percebemos que a Vida é o próprio curso, sem princípio nem fim, do Universo. Se assim não fosse, de onde viria a força sobre-humana que nos lança do incriado ao criado e nos impele: plantas, animais, homens à luta? As duas correntes antagônicas são pois sagradas. Cumpre-nos, então, aceder a uma visão que articule e harmonize estes dois prodigiosos impulsos sem princípio nem fim, e por ela regular o nosso pensamento e ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário