sexta-feira, 15 de junho de 2012

Doberman. Sinônimo de Altivez

Uma de minhas paixões são animais, qualquer um, mas cachorro e cavalo são meus prediletos. O Doberman sempre foi um dos meus cães prediletos pela beleza do porte e pela ferocidade que pode ter. Normalmente opto por fêmeas. Sempre achei que são mais dóceis com o dono e ao mesmo tempo, mais ferozes com estranhos. Mas o imprescindível é o treinamento dado. Sou a favor de colocar o cão num treinador experiente já quando ele atinge seis meses. Parece dinheiro jogado fora, mas não é em absoluto. Um cão bem treinado gera satisfação ao dono pelo seu correto comportamento. Um treinamento não é no intuito de deixá-lo feroz, e sim educado. Ser agressivo quando necessário, faz parte do treinamento, mas não é só para isso que se treina.


Esse eu achei pela internet e nunca havia visto uma foto dessas, nem sabia que existia Doberman Albino...
É lindo, mas...



Doberman Albino

Em novembro de 1976, ocorreu uma mutação com o parto de um Doberman fêmea albino. Seu pai, mãe, e companheiros de ninhada eram de cor preta normal e marrom. Só ela nasceu com olhos azuis e nariz rosa, e obviamente sem pigmentação alguma.

Ela foi cruzada com um macho dominante preto, produzindo 14 filhotes pretos e marrons. Um macho e fêmea dessa ninhada foram mantidos e as cruzas ocorreram normalmente. Posteriormente, um dos filhotes macho teve uma ninhada com dois machos albinos e um filhote fêmea teve duas fêmeas albinas. Essas matrizes foram utilizadas posteriormente para a produção de filhotes Albinos.

Mas o albinismo é uma mutação deletéria que afeta todo o corpo.

Por que a Dobermann Pinscher Club of América rejeita o Albino?

Sabemos que estes cães são fotofóbicos por terem problemas de visão resultantes do desenvolvimento anormal da retina e também são propensos a câncer de pele e lesões cutâneas. Devido à falta de pigmento, eles são extremamente susceptíveis a danos na pele causados pelo sol.

O temperamento também foi afetado. Devido à endogamia intensa para se obter a mutação, o temperamento de um grande número deles é totalmente instável. Estes problemas vão desde morder aleatoriamente a ataques ferozes, mas a timidez é prevalente. A maioria não é adequada para casas com crianças pequenas. Sim, existem exceções, mas dificilmente o suficiente para torná-las aceitáveis para a maioria das famílias.

Além dos problemas acima relacionados à saúde e temperamento, estes cães têm uma total falta de tipicidade da raça.

Enquanto podemos compreender o apego que se pode ter por animais de todas as cores, tamanhos, formas e com pedigree ou não, temos de perceber que o Dobermann Pinscher foi uma raça criada para um propósito. Um padrão de excelência foi elaborado descrevendo o que o Dobermann ideal deve ser semelhante, como ele deve agir, e quais as cores que deve ser. Albino não pode ser classificado como uma cor. É exatamente o oposto. É a falta de cor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário