quinta-feira, 14 de junho de 2012

Fritjof Capra



"De acordo com o pensamento oriental, a subdivisão da natureza em objetos separados não tem justificação, e os objetos têm todos um caráter fluído, encontrando-se em mudança permanente. A cosmovisão oriental é dinâmica, as suas características essenciais são o tempo e a mudança. O cosmo é visto como uma realidade indivisível ― em movimento permanente, viva, orgânica; simultaneamente espírito e matéria. Sendo assim, a imagem oriental do divino não é a imagem de um soberano que orienta o mundo a partir do alto, mas sim de um princípio que conduz tudo a partir do interior."

Bibliografia em ordem cronológica para quem se interessar em ler. Acho de extrema importância ler os livros de um autor na ordem em que foram publicados, senão na ordem em que foram pensados e escritos. Dessa forma, pode-se crescer no pensamento dele como ele cresceu escrevendo-os. Até porque todo escritor tem direito a dúvidas e erros de pensamento. E se for um bom escritor, certamente exporá isso em suas obras.


1975 - O Tao Da Física
1982 - Ponto de Mutação
1988 - Sabedoria Incomum
1991 - Pertencendo Ao Universo
1996 - A Teia da Vida
2002 - As Conexões Ocultas
2011 - A Ciência de Leonardo da Vinci

As vezes tenho vontade de me expressar aqui de uma forma mais original, mas os autores dos livros que leio são tão absolutos em suas palavras que acho desnecessário transformar em palavras minhas o que eles já sintetizaram tão bem. Obviamente, só coloco aqui textos que são absolutamente coerentes com o que penso e coaduno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário