"Expor à direita" é uma técnica fotométrica avançada, que ajuda a melhorar a qualidade de uma imagem;o termo "à direita" faz referência ao lao do histograma responsável por indicar os chamados "highlights".
Trata-se basicamente de superexpor o máximo possível a imagem, sem que haja "estouro" (perda de informação) das altas luzes. Desta forma o arquivo terá uma maior quantidade de informações que poderão aparecer no pós-processamento.
Mas atenção: esta técnica só funciona para arquivos RAW!
Um breve passo a passo para utilizar a exposição á direita:
- ativar o modo de fotografia pelo "live view";
- ativar o histograma;
- ativar o indicador de áreas estouradas;
- realizar a fotometria da imagem superxpondo a cena o máximo possível, sem que haja perda de informação (acompanhar pelo histograma);
- realizar a foto;
- no pós-tratamento, "puxar" as altas luzes de volta à exposição natural, ganhando desse modo mais claridade nas áreas escuras sem acrescentar ruído na fotografia.
É uma maniera de fotografar que requer tempo de preparo, sendo portanto indicada para cenas estáticas, como paisagens.
Expor à direita é auxilia no alcance de informações de cores que o sensor não conseguiria reproduzir naturalmente e melhora a gradação tonal e a amplitude dinâmica da fotografia final.
A foto desta postagem mostra a exposição para a direita na captura e o pós-tratamento que recupera as altas luzes, com ganho efetivo de definição nas áreas menos iluminadas, sem a inserção de ruído.
No caso de fotografia de eventos à noite, com ISO muito alto, é muito útil esta sua dica de super expor a foto. Na redução de luminosidade no tratamento, diminui muito o ruído nas partes mais escuras da foto. E o contrário é verdade também. Fotos com ISO muito alto sub expostas podem ter uma qualidade péssima pelo alto ruido ao serem clareadas...
Excelente forma de catalogar informações!
ResponderExcluir