sábado, 19 de janeiro de 2013

Islândia solution

Passando pelo blog de meu amigo Lord (http://www.lordofmotors.com/), me deparei com esse vídeo. Abaixo transcrevo o que Lord colocou lá.
"Você pode passar a próxima hora dando uma olhada no que anda acontecendo na Islândia, uma interessante mudança na maneira de pensar a democracia, um exemplo para o mundo.

Ou pode assistir o Big Brother.

A escolha é sua."
Também sugiro que você dê uma olhada nesse vídeo. Muitos irão dizer que a Islândia não chega nem a ter a população do menor estado nacional, Sergipe, na realidade, 1/6. Que o nível cultural de lá é muito superior ao nosso por causa da educação, e outras coisas a mais. Mas o que estou querendo colocar aqui são informações. Pensamentos novos. Outras perspectivas.

A muito tempo digo que não podemos pensar o novo através do atual. Que a transformação deverá ser radical, pois um muro está a nossa frente pelo andar da carruagem. Quando descobriram o pré-sal nas costas brasileiras, a primeira coisa que pensei foi: Será que podemos esconder essa informação do mundo? hahahahah!!! Não dá para pensarmos em nos igualar ao primeiro mundo em matéria de consumo. Temos que ser diferentes. O planeta não suporta mais esse tipo de pensamento. Imaginem Brasil, China e Índia consumindo igual ao que os países do primeiro mundo consumiram?

Pesquise na internet sobre essa idéia horrível que é nomear o ser humano como consumidores. Não devemos ser consumidores e sim humanos a procura de uma alternativa de vida mais saudável e "sustentável". Coloquei sustentável entre aspas porque é uma palavra válida, mas que está sendo cada vez mais mal utilizada. Não tenho muita certeza, mas a calça jeans foi usada na revolução Hippie para combater, justamente, o consumismo exacerbado. E o que o sistema fez? Rasgou a idéia anti-consumista dos Hippies e industrializou em larga escala o jeans. Ele deixou de ter a marca de pobre para poder ser consumido devidamente por outras classes. E é isso que o sistema vem tentando a todo custo fazer com a palavra/conceito sustentabilidade. Utilizar ela só quando convém aos seus interesses.

Resumindo: Esse vídeo só vem comprovar que existem pessoas no mundo pensando em como resolver questões urgentes. Que eles também passam por situações de corrupção e estão tentando resolver. Não se deixe enganar pela falácia de que esse tipo de pensamento não leva a nada. Que querer se juntar a outras pessoas para pensar um mundo melhor é utopia. Pensando a nível interpessoal, quando vejo alguém resolvendo um problema particular, se estou realmente preocupado em resolver o meu, não procuro diferenças entre o problema dele e o meu. Procuro as semelhanças. E certamente a minha resolução não será igual a dele. Terei que particularizar a resolução. Mas se nada encontrar de semelhante entre o problema dele e o meu, ainda sim posso encontrar a semelhança da situação "problema". O meu é o problema A e o dele é o problema B, mas ele se propôs a resolver e resolveu. Portanto, eu também tenho condições de resolver o meu.

Se o problema em nosso país é a corrupção, também era o problema deles. Se estão tentando resolver, então também podemos tentar resolver o nosso.

Tomara que esse vídeo sirva ao propósito a que me propus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário