terça-feira, 7 de maio de 2013

Impressões...



Caraca, nem sei por onde começar. Essa anarquia toda sobre a morte do bandido Matemático dá bem para perceber para onde está indo nossa sociedade. O autoritarismo está batendo forte a nossa porta.

Começando pela tão mal entendida expressão "Direitos Humanos". Poucos sabem do que realmente se trata esse conceito. Ela está aí para defender a todos os seres humanos de atos de arbitrariedade, mas toda hora que alguém quer discutir os direitos de alguém que cometeu algum delito, seja pequeno ou grande, caem de pau argumentando que só serve para bandido. Não, é errado pensar assim. A todo o momento, todos os cidadãos estão sob o manto protetor desse conceito. Quer um exemplo? Quando você fala o que quer, está sendo protegido por esse manto na ideia da liberdade de opinião e expressão.

Mas nossa sociedade está sendo tão maltratada pela corrupção e falta de justiça que, como não consegue punir os verdadeiros culpados, às vezes até os elogiando com placas comemorativas, títulos de cidadão do ano ou colocando ou deixando coloca-los em posição de prestígio e poder que quando se vê na situação de espancar alguém, o faz sem piedade. Nosso grande problema é de base. 

Quando assassinaram 111 presos no Complexo Penitenciário do Carandiru, não quiseram saber se eram assassinos perigosos ou ladrões de galinha. Não querem saber sobre as estatísticas carcerárias no Brasil. A população carcerária no Brasil é formada basicamente por jovens, pobres, homens com baixo nível de escolaridade. Os dados sobre o sistema prisional indicam que mais da metade dos presos tem menos de trinta anos; 95% são pobres, 93,88% são do sexo masculino e dois terços não completaram o primeiro grau (cerca de 7,22% são analfabetos). 

Isso tudo em prol do homem de bem. Que homem de bem é esse que deixa tudo correr solto e não faz nada para modificar? Todos, todos somos responsáveis pelo que está acontecendo. Mas se já é difícil se colocar responsável pelas próprias atitudes, quiçá por atitudes de uma sociedade como um todo.

Sim. A ação sobre o bandido Matemático foi mal formulada e impetrada. Mas aí, quando se diz isso, dizem que a pessoa está protegendo o bandido. A polícia civil já sabia que isso não iria dar em boa coisa quando fossem divulgadas as imagens, pois ela está de posse dessas imagens desde sempre. Quando alguém dos Direitos Humanos fala que a ação foi mal realizada, não está de modo algum pedindo pela vida de Matemático, e sim respeito pelas vidas dos moradores da comunidade, que são sempre duplamente desrespeitados: pela criminalidade e pelo Estado. E alguém tem dúvidas que isso não é jogada política? Esperemos os próximos capítulos. Na realidade, não estão nem aí se Matemático morreu, nem se alguém foi ou não ferido. Isso nada diz respeito. É só uma peça jogada para continuarem a jogada política por trás. Com a comoção nacional sobre o fato, digo até se isso não é jogada do próprio Beltrame e seus mentores para ver quais a reais possibilidades dele como vice do tal Pezão. Mas já é dito como grande vencedor.

Agora passam a colocar fotos de policiais assassinados na internet como contra argumentação. Não estou nem de longe querendo dizer que não existem policiais honestos, mesmo achando que a instituição policial corrompe. Mas num estado em que vivemos, não passam de pastores alemães da elite. E como o documentário "Tropa de Elite" bem colocou, é uma instituição fadada ao fim. Vemos oficiais, comandantes de batalhões, sendo processados por execução de uma juíza, aqui mesmo no Rio de Janeiro. Eu disse oficiais, pessoas com anos de carreira militar, certamente alicerçada na convivência com o crime. Não podemos fechar os olhos para o fato de que uma boa parte dos assassinatos de policiais está ligada a própria convivência deles com o crime. Como a própria sociedade costuma dizer: Pobreza não é desculpa para ser criminoso. Então, baixo salário também não é. 

O caso das UPPs. Todos estão contentes com o desenrolar dessa ação. Eu mesmo me sinto mais seguro ao rodar pelas ruas do Rio de Janeiro, pois ficou mais difícil para a criminalidade roubar e se embrenhar dentro de uma favela. Mas quanto tem de verdade o que o Freixo diz sobre as UPPS serem um cordão de isolamento em vez de inserção do Estado nas comunidades através de escola, creches, saúde? Arrecadação eles estão tendo, pois com as tomada pela polícia das comunidades, devem ter aumentado tremendamente a arrecadação de impostos que anteriormente não era possível. E depois da Copa? E que se diga de passagem, será para poucos. Será como um legado como se transformou o Engenhão? Vergonha. Feito para durar alguns anos e depois que o erário público arque com as despesas. Alguém da administração passada já foi responsabilizado?

Mas o cerne da questão é o aviltamento da população. Digo população, mas quero realmente dizer Classe Média porque é ela quem paga a conta. Ela, coitada, depois de se ver roubada de um lado (tributação excessiva sem a contra prestação dos serviços, corrupção, falta de justiça) e do outro (pela criminalidade), pensa que só lhe resta à vingança. Isso porque a elite não está nem aí. Está, como sempre esteve, protegida de toda essa confusão, senão no exterior, em seus condomínios, carros blindados e força policial a seu estalar de dedos. E os pobres? Esses continuam ao Deus dará. Quem fica incomodada é a classe média, que não conseguindo chegar ao patamar da elite, vê a classe pobre chegar a seus pés. E ela não gosta nada disso.

E quem sofre com isso tudo são os netinhos de rua. É! Lembram-se dos meninos de rua, agora são avós. Gerações e gerações de crianças vendo você fechar a cara quando se aproximam, fechar os vidros do carro com rapidez, chutá-los para fora de restaurante, pois assim vai assustar a clientela. E depois querem eles mansinhos. Mas se não ficarem, em vez de escola integral, cana neles. Depois fazemos outro Carandiru e dizimamos o que a sociedade permitir com sua ânsia de vingança. Mas que exemplos eles tem? 

Vê se conseguimos fazer com que a justiça coloque as mãos em grandes tubarões? Nossa justiça é falida há décadas. Nunca fez e nunca fará nada pelo povo se não for pressionada a fazê-lo. Diga-me uma coisa. Lembra-se do rombo que o Juiz Nicolau dos Santos Neto causou? Foi um escândalo de grana. Vai me dizer que ele é um dos poucos juízes com defeito de caráter? Fala sério!! Um poder corrupto e que agora quer posar de bastião da moralidade através do Barbosa. Abra a caixa seu Barbosa! Estamos esperando.

Porque falei tanto? Nem sei. Só não aguento ver as pessoas apontando suas armas para alvos secundários. 

A campanha "Eu Apoio a Civil" é basicamente dizer: "É isso aí! Conserve-os fora de meus portões. Mas não venham dar tiros perto de mim, não" Mas o que não entendem é que esse mesmo poder que pensam protegê-los, de uma hora para outra, pode virar-se contra eles, pois os mandantes são outros. E esses têm suas próprias interpretações do que deve ou não ser feito. Vide como é tratada qualquer manifestação popular. Se sair fora do riscado, pau neles!!

O alvo principal tem que ser, primeiramente, os poderes executivo, legislativo e judiciário de todas as esferas. Eles sim são os grandes responsáveis desviando cada centavo arrecadado com seu suor. Todos, sem exceção, têm suas campanhas bancadas por interesses que não são os nossos. Enriquecem na vida pública. O que o Brasil precisa são de reformas. Mas para que isso dê certo, precisa do apoio de todos. Uma muito grande movimentação social.

Mas como já se sabe, a turba é burra e facilmente manipulável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário