Esse cara foi um gênio, mas isso poucos discutem. A obra cinematográfica dele é uma das 100 coisas que você deve ver antes de ir embora daqui. Recomendo ver primeiro o filme Chaplin, estrelado por Robert Downey Jr., que fez um trabalho muito bem feito, e Geraldine Chaplin, filha de Chaplin, no papel de mãe dele. Depois de ver esse filme, certamente ficará tentado a ver a obra desse gênio.
Em tempo, essas palavras vieram de um comediante. Na ocasião do lançamento desse filme, os Estados Unidos ainda não haviam entrado na Segunda Grande Guerra.
Esse texto abaixo foi escrito após decidir não voltar mais aos Estados Unidos, pois seu visto havia sido revogado quando de sua saída para a estréia de Luzes da Ribalta em Londres.
"(...) Desde o fim da última guerra mundial, eu tenho sido alvo de mentiras e propagandas por poderosos grupos reacionários que, por sua influência e com a ajuda da imprensa marrom, criaram um ambiente doentio no qual indivíduos de mente liberal possam ser apontados e perseguidos. Nestas condições, acho que é praticamente impossível continuar meu trabalho do ramo do cinema e, portanto, me desfiz de minha residência nos Estados Unidos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário